ato simbólico

VÍDEO: central do Samu em Santa Maria ganha certificação

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Durante uma visita técnica da equipe do Departamento de Regulação Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã desta segunda-feira, a Central de Regulação Compartilhada em Santa Maria recebeu a certificação oficial que colocou o serviço de regulação médica em operação desde o último dia 11.

O ato simbólico de assinatura do convênio ocorreu na sede do Samu, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, no Bairro Patronato. Na ocasião, estiveram presentes a enfermeira reguladora da Coordenadoria Estadual de Urgência e Emergência do Estado, Marly Moraes Lima, e o coordenador médico do Samu no Rio Grande do Sul, Jimmy Herrera. Também participaram da cerimônia o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Saúde Francisco Harrisson e o secretário adjunto da pasta, Guilherme Ribas.

VEJA MAIS NO VÍDEO:


- Eu venho acompanhando o funcionamento da central de forma remota, em Porto Alegre. Até o momento, não houve nenhum imprevisto, tudo ocorreu dentro do esperado. Por ser uma regulação compartilhada, os médicos daqui estão sempre ligados à Central de Regulação do Estado - comentou Herrera.

Santa Maria foi o primeiro município a aderir ao projeto de regulação compartilhada, ainda em setembro, e o segundo a colocar em funcionamento o serviço, que funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h, pelo telefone 192. Segundo o coordenador médico, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul também aderiram ao programa de Regulação Compartilhada, e o governo do Estado já está em conversação com mais três municípios com grande fluxo de demanda.

UMA SEMANA 
De acordo com o coordenador do Samu em Santa Maria, Nilvo Garcia da Rosa, desde as 7h do último dia 11 até ontem, foram atendidos 137 chamados pela equipe de médicos reguladores da nova central, o que qualifica o atendimento à população. 

- Para chegarmos até aqui, fizemos, junto com a administração municipal, diversas adequações físicas e estruturais e passamos por várias etapas, como a renovação de 100% da nossa frota de ambulâncias esse ano. Essa regulação só vem somar com a diminuição do tempo de chamado e de atendimento, o que traz mais agilidade e mais segurança para nossa equipe - aponta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ministério da Saúde busca imunizar mais de 9 milhões de jovens contra o sarampo

Próximo

Vacinação contra sarampo para adultos começa nesta segunda-feira

Saúde